RSS

O QUE É QUINUA?


O que é Quinua?


A quinua (Quinoa) é um cereal encontrado apenas no deserto Uyuni, no Altiplano Boliviano - a 3,8 mil metros acima do nível do mar. É considerado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que a Nasa a selecionou para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração. Provavelmente por estas razões, os incas - que a cultivavam há 8 mil anos - a veneravam como símbolo religioso e a chamavam de "Grano Madre" ou "Grano de Oro".
Conhecido em todo o mundo, o cereal chegou há pouco tempo no Brasil e já é encontrado - em forma de flocos, grãos e farinha - em grande parte do País. Entre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre muitos outros.

Benefícios

Por suas características, a quinua é indicada no combate à anemia, problemas urinários e de fígado, tuberculose, desnutrição crônica e osteoporose, entre outros. Atua na redução de danos gastrointestinais, na melhora da imunidade, na regulação das funções cardiovasculares e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Seu consumo é indicado para vegetarianos, diabéticos, grávidas e lactantes. Por ter muito mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, é indicada a crianças e adolescentes em fase de crescimento. Este aminoácido fundamental está relacionado ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem. É também ideal para o consumo de mulheres, por conter fitoestrógenos, substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa. O cereal é ainda uma alternativa para a dieta dos celíacos (pessoas que têm intolerância a glúten) e indicada a atletas, pois aumentam a elasticidade das fibras musculares e tem alto valor calórico.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Unknown disse...

Como posso usar este cereal? E onde encontro , tem um local próprio?
Isaura A Barros.

Livia Carolina disse...

Você pode usar a sua criatividade para incorporar esse alimento em suas refeições. Muitos restaurantes têm utilizado esse alimento em sua alquimia, pois permite muitas combinações e uma variedade de receitas. Peixes, sopas, refogados… As idéias são muitas!
No emagrecimento, a farinha de quinua, de forma geral, substitui outras farinhas. Serve de base para o preparo de pães, bolos, tortas, cookies, entre outras receitas. No cotidiano, as pessoas preferem adiciona-la à salada de frutas, aos sucos e ao iogurte. A escolha é sua!
Preparo da farinha de quinua:
Compre os grãos em lojas de produtos naturais, bata no liquidificador e consuma na hora. Na geladeira pode durar até três dias. Em geral, as embalagens de quinua vem com 500 gramas.
Essa faria pode subistituir os pães. Duas colheres de sopa substitui um pão francês em calorias, portanto é bem mais nutritivo que o pão, pois é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro e magnésio.

Postar um comentário

Arquivos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores