RSS

Como prevenir as câimbras através da alimentação?


A câimbra é uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência ainda não conseguiu definir com precisão uma causa ainda. Pode acometer qualquer músculo do corpo, sendo mais comum principalmente na parte inferior das pernas, mas especificamente, na panturrilha. Muito comum acontecer durante a atividade física, como corridas, ou após a prática do exercício.
Estudos feitos sobre a câimbra confirmam que atualmente existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: A primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando o individuo faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos.
Mas existe ainda o caso de atletas, bem preparados, com condição cardíaca boa, com ótima hidratação e que sentem a contração. Isso pode acontece quando o atleta força um músculo diferente do habitual.
Existem orientações gerais para tentar evitar a dor da câimbra: alongar antes de fazer exercícios, hidratar-se bem durante atividades físicas e não partir para atividades intensas sem treinamento gradual e sem orientação de profissionais especializados na área.
Há também a câimbra noturna, que não esta relacionada ao exercício e que requer uma atenção especial. Quando o individuo não fez atividades físicas intensas imediatamente antes de dormir e sente contração dos músculos durante o sono, ele deve procurar um médico para fazer o diagnóstico.
É necessário a ingestão de alimentos ricos em potássio sendo que os mais recomendados são a água de coco e a banana. Outros alimentos que são boas fontes de potássio: damasco, nozes, figo, farelo de trigo, gérmen de trigo, batata, tomate e sardinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores