RSS

Como prevenir as câimbras através da alimentação?


A câimbra é uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência ainda não conseguiu definir com precisão uma causa ainda. Pode acometer qualquer músculo do corpo, sendo mais comum principalmente na parte inferior das pernas, mas especificamente, na panturrilha. Muito comum acontecer durante a atividade física, como corridas, ou após a prática do exercício.
Estudos feitos sobre a câimbra confirmam que atualmente existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: A primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando o individuo faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos.
Mas existe ainda o caso de atletas, bem preparados, com condição cardíaca boa, com ótima hidratação e que sentem a contração. Isso pode acontece quando o atleta força um músculo diferente do habitual.
Existem orientações gerais para tentar evitar a dor da câimbra: alongar antes de fazer exercícios, hidratar-se bem durante atividades físicas e não partir para atividades intensas sem treinamento gradual e sem orientação de profissionais especializados na área.
Há também a câimbra noturna, que não esta relacionada ao exercício e que requer uma atenção especial. Quando o individuo não fez atividades físicas intensas imediatamente antes de dormir e sente contração dos músculos durante o sono, ele deve procurar um médico para fazer o diagnóstico.
É necessário a ingestão de alimentos ricos em potássio sendo que os mais recomendados são a água de coco e a banana. Outros alimentos que são boas fontes de potássio: damasco, nozes, figo, farelo de trigo, gérmen de trigo, batata, tomate e sardinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PORQUE DEVO TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ?



Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, mas o café da manhã merece um destaque especial. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café da manhã ajuda a reduzir peso. Esse é um dos erros alimentares mais freqüentes no nosso meio. Quando alguém come alguma coisa por volta das 22 horas e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, vai passar cerca de 14 horas em jejum. Ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que vai ficar muito difícil controlar as quantidades de comida a serem ingeridas.

Quando tomamos um café da manhã saudável, com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e ferro; sinalizamos para os centros hipotalâmicos, que controlam nosso metabolismo, que dispomos de nutrientes em quantidade suficiente para passar o dia e nosso gasto de energia ficará normal.

Quando não fazemos o desjejum, sinalizamos para esses centros que regulam o metabolismo que estamos em uma situação de carência de nutrientes, e o organismo diminuirá as taxas metabólicas para se proteger. Assim vamos poupar energia e quando voltarmos a comer, a tendência é acumular tecido gorduroso como forma de reserva. Segundo várias pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam um bom café da manhã têm um maior controle de peso do que aquelas que ficam a manhã toda sem se alimentar.

á foi comprovado que tomar um café da manhã saudável melhora a concentração, a capacidade de resolver problemas, a memória, o humor e a capacidade mental como um todo. Isso já é uma vantagem enorme nessa sociedade competitiva em que vivemos. Mas, por falar em rotina agitada, a falta de
tempo para fazer um desjejum completo e equilibrado é a principal desculpa que ouvimos daqueles que pulam essa refeição.

Para quem tem muita pressa de manhã cedo ou simplesmente não adquiriu o hábito de fazer uma boa refeição matinal, existem muitos alimentos saudáveis, de rápido preparo ou fáceis de serem levados a qualquer lugar.

Eis algumas sugestões: frutas, barras de cereais ou de proteína, sucos, cereais matinais, leite desnatado, queijo branco, ovo cozido ou então um copo do seu shake favorito. Seja qual for a sua escolha, comece o dia de bem com a vida e coma alguma coisa! Em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor. Assim você passará a ser mais um defensor entusiasmado do café da manhã saudável. Saúde e sucesso para todos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Reeducação Alimentar usando a Pirâmide dos Alimentos



A base larga da pirâmide indica os alimentos mais necessários e que devem sem mais consumidos. A medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucas quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo.

Fontes: Universidade de Brasília.

Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presente naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa, devem ser alvos de atenção. Uma vez que o seu excesso pode acarretar vários comprometimentos a saúde. O mesmo vale para as gorduras, principalmente a gordura animal, que é rica em colesterol.

OS GRUPOS

Grupo 1:
Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. São os Cereais, pães, raízes e tubérculos;
São indicadas 8 porções.


Grupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as Hortaliças, as verduras. São indicadas 3 porções.

Grupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São indicadas 3 porções.

Grupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras, proteína, cálcio, ferro, e zinco. São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
São indicadas 3 porções.


Grupo 5:
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.


Grupo 6:
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.


Grupo 7:
Óleos e gorduras; 120 kcal;
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.


Grupo 8:
Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal;
São alimentos energéticos que provêem muita calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Academia Atlética em Caxambu





Se você está precisando emagrecer ou apenas deixar o sedentarismo, precisa urgentemente praticar alguma atividade física. Tenho uma dica! Você mora em Caxambu? Esta passeando em Caxambu e não quer parar com atividade física? Então procure a Academia Atlética! Moderna, ampla, arejada e com professores presentes no local durante todo o horário de funcionamento!

- MODALIDADES oferecidas:

* MUSCULAÇÃO
* TREINAMENTO PERSONALIZADO
* ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

E mai: uma lanchonete, fazendo sucos, vitaminas e aquele SUPER-AÇAÍ para repor as energias!!!

Rua: 7 de setembro, n°32 Caxambu-MG

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Arquivos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores